Luz e calor estão associadas. Experiências em laboratórios observaram que um corpo negro (objecto que retém o calor em condições ideais) quando aquecido começava a emanar luz.
No século 19, um físico escocês chamado Lord Kelvin criou uma forma de medir os desvios de proporção na composição da luz branca, ou seja, quando predominava o vermelho, o amarelo, o azul, etc... Por este processo, imaginava-se um hipotético objecto totalmente negro (chamado por ele de corpo negro, porque absorveria 100% de qualquer luz que incidisse sobre ele) que, ao ser aquecido, passaria a emitir luz. E, além disso, a luz emitida iria mudando gradualmente de cor. A analogia era feita era com um pedaço de ferro, aquecido cada vez mais: o chamado ferro em brasa, inicialmente de cor vermelha, passava por várias tonalidades (amarelo, verde, azul) conforme a temperatura subia mais e mais.
A luz branca foi atingida com temperatura de 3.200K, tornando-se esta a medida padrão para a cor branca em televisão, e todas as câmaras saem dos laboratórios das fábricas com este ajuste. Os reflectores e lâmpadas de estúdio estão neste padrão.
Durante o dia a temperatura de cor, varia para o tom azul, e nas câmaras existem filtros que compensam essa diferença. Também existe um procedimento electrônico nas câmaras que compensa automaticamente os níveis das cores, (Balanceamento). Esse procedimento é feito utilizando uma superfície totalmente branca, onde é reflectida a luz a ser utilizada, e a câmara faz a leitura equilibrando os níveis.
As câmaras saem da fábrica reguladas para 3.200K. Para uso externo elas possuem filtros (variam de fabricantes e modelos) adequados para as diferenças das temperaturas de cor. Mas se o filtro não conseguir compensar a cor, as câmaras contam com o recurso do balanceamento de branco (white balance) que nivela automaticamente as cores. Elas também possuem o balanceamento de preto (black balance) que deve ser feito antes para ajustar os níveis internos.
O processo de balanceamento é feito através da diminuição das cores em excesso e aumentando as cores em baixa quantidade, e tudo de modo electrónico, já que as cores correspondem a frequências.
A tabela a seguir mostra diversas fontes de luz com a correspondente temperatura em graus Kelvin.
Tabela - TEMPERATURAS DE COR
KELVIN | FONTES DE LUZ |
800k | Ferro em brasa |
1.850k | Luz de vela |
2.500k | Lâmpada incand. de tungstênio de 60 watts |
2.600k | Lâmpada incand. de tungstênio de 100 watts |
2.800k | Lâmpada incand. de tungstênio de 500 watts |
3.200k | Lâmpada de halogênio e lâmpada photoflood (utilizada em Vídeo) |
4.000k | Sol nascente e sol poente |
4.200k | Arco voltaico |
5.000k | Sol 1 a 2 horas após nascer ou antes do ocaso |
6.000k | Sol, 2 a 4 horas após nascer e antes do ocaso (flash eletrônico) |
7.000k | Céu encoberto, meio-dia |
10.000k | Sol ao meio-dia à beira mar ou alto de serra |
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