Densitometria em artes gráficas é o procedimento de medição da densidade óptica de filmes fotográficos e produtos impressos para controlar as variáveis da reprodução gráfica.
A densitometria de reflexão é empregada para avaliar a densidade óptica de originais fotográficos e produtos impressos, enquanto a densitometria de transmissão presta-se a avaliar a densidade óptica de originais transparentes e fotolitos.
Os densitómetros de reflexão medem a quantidade de luz reflectida, enquanto os densitómetros de transmissão medem a fracção da luz incidente conduzida através de uma transparência positiva ou negativa. Devido à queda nos sistemas de pré-impressão baseados em fotolito, a utilização de densitómetro de transmissão é cada vez menor, dando lugar aos leitores de chapas.
Os densitómetros permitem avaliar a densidade, o ganho-de-ponto, o contraste relativo, a aceitação de um filme de tinta sobre outro (trapping), a saturação, o erro de tom, a percentagem de cinzentos, a eficiência das tintas etc.
Variações de densidade durante a impressão são indicativas de desequilíbrios que devem ser controlados.
É comum a pergunta: Qual a densidade que devo utilizar? Isso depende muito do contexto. Caso a gráfica esteja a imprimir segundo uma norma internacional, a densidade está ligada directamente ao valor LAB exigida pela norma. Cada tinta mostrará diferentes valores de densidade conforme suas características. Caso a gráfica não possua um padrão e está criando um, o contraste de impressão, presente no densitómetro, será útil para encontrar a densidade ideal.
Sem comentários:
Enviar um comentário